domingo, 25 de agosto de 2013

Cidade perdida de Heracleion desiste de seus segredos.

A antiga cidade egípcia perdida submersa sob o mar há 1.200 anos está começando a se revelar como era a vida no lendário porto de Thonis-Heracleion.


Durante séculos, ele foi pensado para ser uma lenda, uma cidade de extraordinária riqueza mencionada por Heródoto, visitado por Helena de Tróia e Paris, seu amante, mas aparentemente enterrado no fundo do mar.
Na verdade, Heracleion era verdade, e uma década depois quee mergulhadores começaram descobrindo os seus tesouros, os arqueólogos têm produzido um retrato de como era a vida na cidade na época dos faraós.
A cidade, também chamado Thonis, desapareceu sob o Mediterrâneo em torno de 1.200 anos atrás, e foi encontrado durante uma pesquisa da costa egípcia no início da década passada.
Agora sua vida no centro das rotas de comércio em tempos clássicos estão se tornando claras, com pesquisadores que formam a visão de que a cidade foi o principal centro costumes através do qual todo o comércio da Grécia e em outras partes do Mediterrâneo entraram no Egito.

Eles descobriram os restos de mais de 64 navios enterrados na argila grossa e areia que agora cobre o fundo do mar. As moedas de ouro e pesos feitos de bronze e pedra também foram encontrados, sugerindo o comércio que passou.
16 estátuas gigantes pés foram descobertos e trazidos para a superfície, enquanto os arqueólogos encontraram centenas de estátuas menores de deuses menores no fundo do mar.

Lajes de pedra inscritos em ambos os antigos egípcios e gregos antigos também foram trazidos para a superfície.

Dezenas de pequenos sarcófagos de pedra calcária também foram recentemente descobertas por mergulhadores e acredita-se que uma vez que continha animais mumificados, colocados lá para apaziguar os deuses.
Dr. Damian Robinson, diretor do Centro Oxford de Arqueologia Marítima da Universidade de Oxford, que faz parte da equipe que trabalha no local, disse: "É uma grande cidade que estão escavando.
"O site tem preservação incrível. Estamos agora começando a olhar para algumas das áreas mais interessantes dentro dele para tentar entender a vida lá.
"Estamos recebendo um retrato rico de coisas como o comércio que estava acontecendo lá ea natureza da economia marítima no período final egípcio. Havia coisas que vinham de Grécia e os fenícios.


"Temos centenas de pequenas estátuas de deuses e estamos tentando descobrir onde os templos para esses deuses estavam na cidade.
"Os navios são realmente interessantes, uma vez que é o maior número de navios antigos encontrados em um lugar e encontramos mais de 700 âncoras antigos até agora."
Os pesquisadores, que trabalham com os fabricantes de documentários de TV alemães, também criaram uma reconstrução da cidade tridimensional.
No seu coração foi um enorme templo ao deus Amon-Gereb, o deus supremo dos egípcios na época.
Deste estendeu uma vasta rede de canais e canais, o que permitiu a cidade para se tornar o mais importante porto do Mediterrâneo na época.
No mês passado, os arqueólogos de todo o mundo reuniram-se na Universidade de Oxford para discutir as descobertas começam a emergir os tesouros encontrados em Heracleion, nomeado para Hércules, que segundo a lenda alegou estavam lá.
Foi também mencionado fugazmente em textos antigos.
Dr. Robinson disse: "Foi o maior porto de comércio internacional para o Egito neste momento. É onde a tributação foi tomada em importação e exportação. Tudo isso foi executado pelo templo principal. "

Submerso menos de 150 metros de água, o local fica no que é hoje a Baía de Aboukir. No século 8 aC, quando a cidade é pensado para ter sido construído, ele teria sentado na foz do delta do rio Nilo, uma vez que se abriu para o Mediterrâneo.
Os cientistas ainda têm pouca idéia do que levou a cidade a cair na água cerca de 1.000 anos mais tarde, mas pensa-se que o gradual aumento do nível do mar, combinada com um colapso repentino do sedimento instável a cidade foi construída sobre causou a área a cair em cerca de 12 pés.
Com o tempo, a cidade desapareceu da memória e da sua existência, juntamente com outros povoados perdidos ao longo da costa, só era conhecido de alguns textos antigos.
Arqueólogo subaquático francês Franck Dr Goddio foi o primeiro a descobrir a cidade ao fazer o levantamento da área, enquanto procurando navios de guerra franceses que afundaram lá na batalha do Nilo século 18.

Quando os mergulhadores começaram a peneirar através das espessas camadas de areia e lama, eles mal podiam acreditar no que eles encontraram.
"A evidência arqueológica é simplesmente impressionante", disse o Professor Sir Barry Cunliffe, um arqueólogo da Universidade de Oxford também tem vindo a tomar parte na escavação.
"Ao mentir intocada e protegida por areia no fundo do mar durante séculos eles são brilhantemente preservada."
Os pesquisadores agora também espero que eles podem até encontrar alguns sarcófagos usado para enterrar os seres humanos em algumas das áreas periféricas em torno da cidade submersa.
"As descobertas aumentar a importância do local específico da cidade que está na 'boca do Mar do grego'", disse o Dr. Goddio , que liderou a escavação.
"Estamos apenas no início de nossa pesquisa. Nós, provavelmente, teremos de continuar a trabalhar para os próximos 200 anos para Thonis-Heracleion ser plenamente revelado e compreendido. "

O Mistério Paul esta morto !

Há uma lenda onde diz que  Paul McCartney morreu num acidente de carro em 1966 e os Beatles decidiram manter segredo… mas deram pistas em s...